Terapeuta - a profissão do futuro

Atualizado: 15 de fev.



A busca por autoconhecimento tem impactado nossa relação com o trabalho. Conforme nos autodescobrimos, entendemos melhor nossas aptidões, paixões, o que realmente queremos fazer, qual o impacto que queremos causar no mundo. Independente da idade, as pessoas estão se arriscando e mudando suas atividades, procurando algo que lhes façam sentido.

Andando junto com essa mudança, temos o colapso da saúde que estamos vivendo atualmente. Onde alternativas e complementos aos tratamentos alopáticos tradicionais, são muito bem vindos. Além disso, percebemos que para nos tornarmos menos suscetível as doenças, precisamos melhorar nosso sistema imune. E para isso, necessitamos estarmos saudáveis não só fisicamente, mas emocionalmente. E porque não? Energeticamente.

É nesse cenário que as Terapias estão se tornando uma das profissões que mais crescem. Nelas é possível encontrar um propósito maior como profissão, já que têm, como objetivo, tratar da saúde de forma integral, cuidando do físico, emocional, energético, e social.


Reconhecimento pela Organização Mundia da Saúde (OMS)


Com o reconhecimento da OMS, houve um grande saltos para a profissão. As Terapias foram incluídas nas estratégias primárias mundial de saúde. E muitos países adotaram elas em seus sistemas. Como é o caso do Brasil que inseriu 29 Terapias no SUS. A análises desses programas realizados desde a adoção dessas diretrizes mostram claramente que a demanda das Terapias Integrativas é constante em todo o mundo.

O uso das Terapias tem se mostrado eficaz não só para tratar doenças, mas para prevenir, melhorar a saúde, e para alguns governos tem demonstrado uma boa relação custo benefício. Não há dúvidas que a necessidade por esses profissionais só irá aumentar à medida que crescem o conhecimento sobre os benefícios dessas práticas, fazendo delas um fenômeno verdadeiramente global.


Terapeuta X Tecnologia


Com o avanço da tecnologia, muitas profissões correm risco de serem extintas. Mas não é o caso do Terapeuta. Diversos estudos apontam que essa profissão, irá se manter no futuro, pois esses profissionais não poderão ser substituído pela Inteligência Artificial. Os tratamentos realizados por um Terapeuta só podem serem feitos por meio de interação humana, por alguém que consiga sentir empatia, entender e fazer com que o outro se sinta comprometido com sua saúde, e não somente com a utilização de uma lógica de códigos e banco de dados.



A SoulBM foi idealizada para colaborar com o fortalecimento da profissão através da divulgação de informações sobre as terapias, seus benefícios, resultados, quando as utilizar. Torna-las mais próxima da sociedade à medida que desmistificamos sua ligação com religiões e com o esotérico.







27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo