"Medicina Tradicional e Complementar", "Práticas Integrativas e Complementares" ou "Terapias"?

Atualizado: 18 de jan.



Existe uma profusão de termos utilizados para falar das Práticas de Cuidado e Autocuidado que visam o bem-estar físico, mental e social e que são essenciais à saúde. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) é "Medicina Tradicional e Complementar" (MTC), no Brasil o termo adotado foi "Práticas Integrativas e Complementares" (PIC) e popularmente, é utilizado "Terapias Holísticas, Integrativas, Naturistas" ou só, "Terapia".

Entenda a diferença


Medicina Tradicional e Complementar

Segundo definições OMS a Medicina Tradicional é a soma total do conhecimentos, habilidades e práticas baseadas em teorias, crenças e experiências de diferentes culturas, usado para manter a saúde e prevenir, diagnosticar, melhorar ou tratar doenças físicas e mentais.

Medicina Tradicional e Complementar (MTC) funde os termos "Medicina”, “Medicina Tradicional ”e“ Medicina Complementar ”. Em muitos países, existem formas tradicionais ou indígenas de cura firmemente enraizados em suas respectivas culturas e histórias. Algumas formas de medicina tradicional, por exemplo: Ayurveda, Medicina Tradicional Chinesa e Unani, que são populares tanto no seu País de origem quanto internacionalmente.


Práticas Integrativas e Complementares

No Brasil, as MTC também são inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS), porém o termo adotado é Práticas Integrativas e Complementares (PICS) e são definidos como recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.


Terapias

Terapias, Terapias Holísticas, Naturistas ou Integrativas são os termos mais utilizado popularmente, e referem-se á todo tratamento de problemas e doenças a partir de uma visão global do ser humano.


Independente do termo utilizado a abordagens desse tratamentos é a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. As indicações são embasados no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.


Para utilizarmos um termo comum, aqui na SoulBM, usaremos "Terapias Integrativas e Complementares" ou só "Terapias". E estaremos nos referindo ás Terapias que são aceitas pelo Ministério da Saúde, são elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo, Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.