Cromoterapia - Como funciona e quais são seus benefícios?

Atualizado: 26 de jan.




Você já se perguntou por que determinada cor lhe hipnotiza e por que outra lhe trás aversão? Qual o segredo das cores? Será que sabemos que elas exercem impacto nas nossa vida? Ou estamos sendo influenciados sem nem perceber?


O uso das cores vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, podendo destacar os Egípcios, Gregos, Chineses e Indianos. Usadas para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, mente e emoções.

Cientificamente, começou a ser estudada pelo alemão Johann Wolfgang von Goethe. Mas através do trabalho de Albert-Fritz Popp, na Teoria dos Biofotons, foi possível entender um pouco mais, como elas atuam no nosso organismo, confira:


a) as células vivas emitem partículas de luz (biofotons) que atuam como veículos de informação entre elas;

b) quando há um desequilíbrio na função celular ocorre um aumento da emissão de biofotons;

c) qualquer alteração na emissão de biofotons por uma célula, prejudica a emissão destas partículas pelas células vizinhas;

d) um distúrbio na emissão de biofotons leva à incoerência e à doença;

e) cada cor possui um comprimento de onda e um quantum de energia específicos.


A cromoterapia utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico energético em áreas do corpo que apresentam alguma disfunção. Reagindo diretamente no campo energético, campos que chamamos de Chakras, reativando e fazendo correções no campo vibratório celular. As cores apresentam propriedades físicas e fisiológicas, propriedades físico químicas e psicológicas. São percebidas não só pela visão, mas por todo o sistema e órgãos, que reagem a essas frequências. Elas atuam desde os níveis físicos até o os níveis mais sutis. Cada uma delas reage e atrai para o corpo uma corrente especial de energia vital, extraída do ambiente.

A cromoterapia propõe a aplicação de certas cores em partes específicas do corpo a fim de revigorar áreas doentes. A aplicação das cores, supri carências de determinadas vibrações energéticas no corpo neutralizando o excesso de outras. O tratamento não é invasivo, pois é realizado com a utilização de luzes coloridas ou filtros artificiais posicionados entre a luz solar e a pessoa em tratamento.


10 Benefícios da Cromoterapia


1. Diminui o cansaço físico,

2. Melhora a circulação sanguínea,

3. Diminui a enxaqueca,

4. Estimula o sistema nervoso central

5. Melhora a qualidade do sono,

6. Reduz dores musculares,

7. Reduz dores da fibromialgia,

8. Ameniza os sintomas da depressão;

9. Reduz os efeitos colaterais do tratamento do câncer;

10. Amenização de desconfortos gerados por doenças autoimunes.


No próximo post, vamos falar sobre cada cor, para que você possa se beneficiar diariamente de suas energias.

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, comenta aqui em baixo, que logo irei lhe responder. Ou podemos abrir um Fórum para discutirmos sobre o tema ou compartilharmos mais informações.