RECEITAS

Para uma vida mais saudável

A saúde começa com a escolha do alimento. Pensando nisso, a SoulBM criou esse espaço para compartilhamento de receitas funcionais, aquelas que oferecem além de nutrição,  benefícios á saúde.   Em todas nossas receitas, temos ingredientes básicos, não esqueça de acrescentar: a presença, a calma, a confiança, a conexão com o corpo, o silêncio, a leveza. Antes de começar sua refeição,  independente se sua religião ou crença, sempre agradeça o alimento e a abundância que flui em sua vida. Se você não têm crença nenhuma, não tem problema, respire e inspire profundamente. Seu corpo agradece.

GOLDEN MILK

Um elixir nutritivo que é analgésico e desintoxicante, promove equilíbrio dos níveis de colesterol; auxilia a saúde imunológica e cerebral, ajuda na digestão e no metabolismo energético; age no equilíbrio dos níveis de açúcar do sangue e ainda contribui no gerenciamento do peso ao reduzir a compulsão alimentar. Enjoy


Ingredientes:
1 colher de sopa de mel, néctar de coco ou adoçante da sua preferência
1 colher de chá de açafrão-da-terra ou cúrcuma
1/4 colher de chá de gengibre em pó
1/4 colher chá de cardamomo em pó
1/4 colher chá de canela em pó
2 col de sopa de água quente
2 xícaras de chá de leite vegetal de sua preferência

Pimenta preta á gosto (opcional)

Modo de preparo:
Em uma tigela, acrescente e misture o mel, o açafrão, o gengibre, o cardamomo e a canela. Misture bem. Em seguida, adicione a água quente e mexa para dissolver o mel. Depois, acrescente o leite e sirva.

golden_edited.jpg

PÃO SEM FARINHA 

Surpreenda-se com a textura desse pão. Nem vai acreditar que não tem farinha. A base dele é o tahine que é rico é cálcio, fortalece os ossos e dentes, e zinco, um antioxidante poderoso que ajuda no rejuvenescimento e cicatrização da pele. O alimento também contém manganês, potássio, ferro, fósforo e cobre. 


Ingredientes: 

1 ovo 

1 colher de sopa rasa de sementes (flocos de amaranto, gergelim, linhaça...) 

3 colheres de chá de Tahine 

Especiarias á gosto 

1 pitada de sal 

1 pouquinho de vinagre (pontinha de colher) 

1 ponta de colher de fermento químico. 

Modo de preparo: 

Misture tudo e coloque assar 10´ ou até estar firme. 

pexels-geraud-pfeiffer-6150706.jpg

CRUMBLE DE FRUTAS VERMELHA 

Sabe aquele doce que é tão saboroso que não dá para acreditar que é totalmente saudável? Esse Crumble só tem ingredientes do bem. É tão versátil que serve para aquele momento que você quer dar show no jantar ou simplesmente para se auto presenteano seu café da manhã. Composto por frutas vermelhas que são ricas em vitamina C, flavonoides, antocianinas, licopeno e resveratrol, que são substâncias antioxidantes que atuam combatendo os radicais livres,  ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação e prevenir o envelhecimento precoce.

Ingredientes 

1 maça 

½ xícara de framboesa (ou outra fruta vermelha de sua preferência) 

Raspas de limão e gengibre 

1 col de chá de melado 

1 col de chá de canela 

Farofa 

2 col de sopa de castanha de caju 

1 col de sopa de amêndoas  

1 col sopa de linhaça 

1 col sopa de aveia em flocos 

2 col sopa de farinha de aveia 

1 col sopa de semente de gurassol 

1 col de sopa de óleo de coco 

1 col de sopa de açucar de coco ou xylitol 

Modo de preparo: 

Farofa: Bata todos os ingredientes no liquidificador 

Misture as frutas, melado, limão, gengibre as raspas de limão e especiarias e coloque no fundo de uma travessa que vá ao forno. Cubra com a farofa e leva para assar até dourar. 

crumble.png

TWIX SAUDÁVEL

Essa é aquela receitinha que não precisa ter grandes dotes culinários para preparar. O maior trabalho é o freezer que faz. Com ingredientes de verdade, nosso Twix sacia porque tem uma boa dose de proteína e de quebra, mata aquela vontade de doce. O amendoim é uma leguminosa rica em gorduras boas, como o ômega-3, que ajudam a diminuir a inflamação no corpo e proteger o coração, trazendo vários benefícios como prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, de aterosclerose e até de anemia, além de melhorar o humor.

Base

1 e ½ xícara de farinha de amendoim 

2 colheres de sopa de óleo de coco

2 colheres de sopa de melado ou néctar de coco

1 colher de chá de extrato de baunilha

Pitada de sal

Recheio

2/3 xícara de pasta de amendoim (se a pasta estiver mito dura, acrescente uma colher de óleo de coco)

1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Cobertura

¾ de xícara de chocolate 70%

2 colheres de sopa de óleo de coco

Modo de preparo

Base

Junte todos os ingredientes em uma tigela e misture até formar uma espécie de farofa. Espalhe a base em uma forma retangular, apertando com os dedos para firmar, e leve ao forno por 15 minutos. Após esse tempo, retire do forno e deixe esfriar.

Recheio

Misture todos os ingredientes e adicione-o sobre a base que ainda estará na forma. Deixe tudo no freezer por 20 minutos. Após esse período, retire e faça a cobertura.

Cobertura

Derreta o chocolate em banho maria junto com o óleo de coco. Despeje sobre o recheio que estará na forma. Em seguida, leve novamente para a geladeira até o chocolate endurecer. Por fim, corte o doce em retângulos e retire da forma para servir.

twix.png